Bem-vindo/a ao blog da coleção de Ler o mundo História referência no ensino da diversidade

Bem-vindos, professores!
Este é o nosso espaço para promover o diálogo entre a autora da coleção LER O MUNDO HISTÓRIA, editora SCIPIONE e os professores que apostam no nosso trabalho.
É também um espaço reservado para a expressão dos professores que desejam publicizar suas produções e projetos desenvolvidos em sala de aula.
Clique aqui, conheça nossos objetivos e saiba como contribuir.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

jogos e brincadeiras com nomes

Jogos e brincadeiras com nomes e alfabeto


Jogo da caixa com nomes
Material: fichas com os nomes das crianças e três caixas de sapato.
Finalidade: Terminar primeiro os nomes da caixa.
Números de participantes: Total de alunos divididos em três grupos.
Regras:

*
Organizar as crianças em três filas e deixar uma caixa na frente de cada fila.
*
Cada caixa deverá conter os nomes das crianças daquela fila.
*
Dado um sinal, na ordem da fila, cada criança procura seu nome na caixa e, encontrá-lo, corre para o final da fila permitindo que o seguinte prossiga o jogo.
*
Ganha a competição o grupo que terminar primeiro.

Variação: Encontrar na caixa o nome do colega que está atrás.




Atravessando o rio


Material: desenhar no chão a paisagem de um rio. Confeccionar fichas em forma de pedras com os nomes.

Finalidade: atravessar o rio lendo todos os nomes.

Número de participantes: toda turma dividida em dois grupos.

Regras:

*
Convidar um aluno de cada grupo para atravessar o rio sem cair.
*
Os alunos deverão atravessar o rio lendo os nomes que estão escritos nas pedras.
*
Os outros componentes do grupo poderão ajudar quando houver dificuldade.
*
Aquele que errar, cai no rio e se afoga, perdendo ponto o seu grupo.
*
O aluno que pular todas as pedras, sem cair, ganha ponto para o seu grupo.

Variação: A professora dita os nomes e os alunos escrevem nas pedras.

Caracol do Alfabeto

Material: Desenho no chão de um caracol bem grande com todas as letras do alfabeto. Confeccionar um dado grande com caixa de papelão.

Finalidade: Chegar primeiro no final do caracol.

Número de participantes: todos os alunos.

Regras:

*
Fazer uma fila na entrada do caracol.
*
O primeiro da fila lança o dado e anda a quantidade correspondente ao número do dado.
*
A professora faz perguntas para toda turma: Que letra é essa? Tem algum aluno na nossa turma que começa com essa letra? Quem? Que outras coisas também começam com essa letra?
*
Repetir o procedimento com todos.
*
Vence o jogo quem chegar primeiro no final do caracol.

Variação: Cada aluno procura a casinha com a primeira letra do seu nome e se coloca dentro dela. Fazer perguntas do tipo: Em qual casinha do caracol está o Bruno? Qual casinha vem antes da casinha da Lidiane? Por quais casinhas a Eliane precisa passar para chegar na casinha da Jaiane?...

Caixinhas com nomes

Material: Caixinhas de fósforos encapadas com a foto dos alunos coladas em cima, e dentro as letras que formam o nome daquele aluno. Papel ofício.

Finalidade: Formar e fazer análise grafofônica dos nomes.

Brincadeiras: Bingo do nome.

Números de participantes: alunos divididos em grupos.

Regras:

*
Cada grupo escolhe as caixinhas que preferem.
*
Formar os nomes dos colegas com as letras que estão dentro da caixinha.
*
Depois registrar no papel o nome formado, a primeira letra, a quantidade de letras que foi preciso para formar o nome e a quantidade de vezes que abrem a boca para falar aquele nome.
Sugestões da professora da rede estadual do Rio de Janeiro, Lucimar Britto

**************

BINGO DE NOMES

Materiais: papeis, cartolina, caixa e caneta.
Escreva na cartolina as letras do alfabeto, recorte e coloque na caixa.
Entregue um pedaço de papel a cada aluno e peça para que cada um coloque seu nome.
Chamar as letras e começar a brincadeira.
Marcar as letras sorteadas que tiver na sua cartela.
Ganha o aluno que marcar as letras sorteadas primeiro.
Através da dinâmica o aluno compreende as letras do alfabeto.

Veja mais sugestões aqui


Nenhum comentário: